Como é sabido, as minhas aulas são aulas onde cabe tudo. Com modos e o devido respeitinho, claro está. Hoje houve tiros. Coisa digna de título gordo em qualquer jornal norte-americano. Quase um massacre, a bem da verdade.
Enquanto desfiava a materiazinha, senti que os petizes estavam a respirar mais da conta, então, comecei a silenciar-me para que escutassem o seu eu interior, uma técnica ancestral que vai ao encontro de muitas modas de hoje em dia. Mas qual quê, quando aparentemente tudo estava a serenar, irrompe do silêncio o estrondo de uma arma:
- PUM, PUM, PUM, está tudo morto!
Era a S., que, tentando auxiliar-me, com ar tesloucado sorria descaradamente, por saber que matava dois coelhos de uma só cajadada: roubava-me a expressão e com ela calava a vida de inocentes. Felizmente a pontaria falhou-lhe e como um bom comandante não abandona o navio, em vez de desatar a fugir, enfrentrei-a! Destemida, sabendo que tinha nas mãos tantas vidas, atirei, sorridente, um:
- Olha lá, onde é que compraste a espingarda?
Vendo-se encurralada, não lhe restando mais nada, confessou:
- No chinês.
E todos os outros respiraram de alívio, olhando para mim como se olha para os heróis. E no seu silêncio percebi que teria a sua gratidão para sempre.
Depois deste episódio, tudo decorreu dentro da normalidade, e enquanto todos registavam os apontamentos que projectava, o S., descontraidamente, até dizia para os seus botões: “Não sei o que estou a escrever, mas deve ser isso”. Uma frase que me faz confiar nos resultados académicos desta gente.
Já com outra turma, o mesmo relambório, e a propósito dos jornais dirigidos a um público restrito, comentei o “Jornal de Letras”, ao que o P., que tudo faz para aparecer aqui nas crónicas, e toda a aula se esforçara para o conseguir, me perguntou:
- Então há um “Jornal de números”?
Eu nem tive tempo para reagir, pois o Q., com um sorriso largo e de olhar brilhante, gargalhou um:
- Sim, e vai aparecer no título “8 mata o 6”!! – e continou a gargalhar.
Eu tomei nota.
Quem se apercebeu disso foi a M., que lá da última mesa me perguntou:
- Ah, pressora, vai por isso lá no coisinho?
Ora, com isto, se justifica a resposta que dei à D.ª S., quando, depois de meia hora a fazer-me fotocópias me perguntou:
- Professora, está tudo? Está acabadinha?
- Com os pés para a cova, Dª. S., obrigada! – sorri-lhe eu, sabendo que pouco me restam destes dias de parca lucidez.
E assim vão os dias.
Mensagens populares deste blogue
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Razão, irmã do Amor e da Justiça, A Razão é invocada diretamente e personificada como irmã do Amor e da Justiça. O poeta apresenta três valores inseparáveis. 02 Mais uma vez escuta a minha prece . O sujeito poético dirige-lhe uma súplica, como se a Razão fosse uma entidade superior, digna de veneração. 03 É a voz dum coração que te apetece , A procura da Razão é também afetiva: o coração deseja-a. Razão e sentimento não surgem como inimigos. 04 Duma alma livre, só a ti submissa . Há um paradoxo aparente: a alma é livre porque escolhe orientar-se pela Razão, em vez de se deixar dominar pela arbitrariedade. 05 Por ti é que a poeira movediça A expressão metafórica representa a imensidão ...
Ideal
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Aquela, que eu adoro, não é feita O pronome «Aquela» aponta para uma figura feminina indeterminada. O verbo «adoro» revela a intensidade da idealização. 02 De lírios nem de rosas purpurinas , A negação afasta a figura amada das imagens convencionais de beleza floral e sensual. 03 Não tem as formas lânguidas , divinas A repetição de «Não» reforça que o Ideal não se define por atributos físicos ou por uma beleza visível. 04 Da antiga Vénus de cintura estreita... A referência a Vénus, deusa da beleza e do amor, rejeita o modelo clássico de beleza corporal. 05 Não é a Circe , cuja mão suspeita A alusão mitológica a Circe afasta o Ideal da sedução enganadora e da manipulação. 06 Compõe filtros mortais entre ruínas, Os «filtros mortais» evo...
Na Mão de Deus
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Na mão de Deus, na sua mão direita, A expressão «mão de Deus» introduz uma imagem de acolhimento e proteção. A referência à mão direita pode sugerir um lugar privilegiado de segurança e amparo. 02 Descansou afinal meu coração. O coração, símbolo da vida afetiva do sujeito poético, encontra finalmente repouso. O advérbio «afinal» sugere um percurso anterior de inquietação. 03 Do palácio encantado da Ilusão O «palácio encantado da Ilusão» representa os ideais e as expectativas que antes fascinavam o sujeito poético. A maiúscula confere valor simbólico à Ilusão. 04 Desci a passo e passo a escada estreita. A descida gradual da «escada estreita» simboliza o abandono progressivo das ilusões e ...

Comentários
Enviar um comentário