Entrei
na sala de professores e reparei que algo estava pendurado no meu cacifo. Digo
algo, porque a falta dos óculos não me permitiu identificar, de imediato, a
chouriça que alguém, amavelmente, me havia deixado à porta.
Antes
de tudo, quis logo agradecer convenientemente tão nobre oferta. Quem foi, quem
não foi… cheguei à conclusão que aquilo só poderia ter sido uma bênção divina,
já que nenhum colega assumia a autoria do generoso delito, garantindo-me não
ter sido nenhum deles e assegurando-me desconhecer o culpado.
Imaginei
logo o mais belo querubim, sensibilizado com a lágrima incessante do meu
menino, a descer, paulatinamente, das alturas e a pendurar, com a sua
delicadeza angelical, a chouriça na porta do cacifo.
Duvidei
da N., que andava a roubar caixas de cartão, e contei-lhe das minhas suspeitas. Nem
pensar! Achas?, dizia-me com um sorriso de até posso ter sido eu
mas nunca te vou dizer.
Eis
que a L.C. me começa a fazer umas caretas estranhas, ia já a responder-lhe que
não lhe admitia aquele tipo de comportamento, quem em nada a dignificava,
quando, de uma forma mais clara, se afirmou conhecedora do autor do caso
chouriça.
-
Não me escondas nada - disse-lhe logo, satisfeita por, finalmente poder
agradecer convenientemente a oferta. E ela dizia que não, que não me esconderia
nada, que tinha sido a R.G.. Que tinha e certeza e tudo e, repentinamente,
começou a falar do estado do tempo e da chuva que nunca mais vinha. Estava a
disfarçar, porque deu entrada na sala a R.G. Dirigi-lhe a palavra, agradada, e
pus um trejeitozinho de ironia:
-
Obrigada, R.! E que bem que cheira a tua chouriça!
O
barulho que a moça fez a dizer que não tinha sido ela! Jurava a pés juntos que
nem pensar!
Ora,
comecei a sondar a D.ª F., porque essa vê tudo. Aqui vai a reprodução possível
da espécie de diálogo que mantivemos:
-
A professora, acha qué sê??
-
Acho!
- Ma
nã sê!
-
Vá lá, D.ª F., eu dou-lhe metade!
A
D.ª F. ainda hesitou, a chouriça cheirava bem… mas nada. Não se descoseu.
Bem,
aproveitei para pedir à N., que já tinha enchido o carro com as caixas
roubadas, que passasse a ferro o napperon do meu cacifo, com o
seu ferro de engomar, que trouxera propositadamente para o efeito, tarefa que
cumpriu na perfeição e que aproveitei para fotografar, de chouriça pendurada no
braço. Bem sei que se trata de uma medida ligeiramente radical, mas tive de a
tomar, pois já havia muita cobiça naquela sala.
Pensarão
que desconheço o benfeitor da chouriça. Enganam-se.
À
saída da escola, já fora de portas, junto ao carro, fui abordada por alguém,
cujo nome jamais revelarei, que me contou tudo, não sem antes me fazer jurar a
pés juntos que aquela informação ficaria apenas entre nós.
Jurei
o que tinha a jurar e, graças a isso, apresento aqui a minha gratidão à colega
N., pedindo-lhe que traga o pãozinho e a vinhaça, para que eu possa fazer um
pequeno lanche com a minha colega de cacifo.
Mensagens populares deste blogue
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Razão, irmã do Amor e da Justiça, A Razão é invocada diretamente e personificada como irmã do Amor e da Justiça. O poeta apresenta três valores inseparáveis. 02 Mais uma vez escuta a minha prece . O sujeito poético dirige-lhe uma súplica, como se a Razão fosse uma entidade superior, digna de veneração. 03 É a voz dum coração que te apetece , A procura da Razão é também afetiva: o coração deseja-a. Razão e sentimento não surgem como inimigos. 04 Duma alma livre, só a ti submissa . Há um paradoxo aparente: a alma é livre porque escolhe orientar-se pela Razão, em vez de se deixar dominar pela arbitrariedade. 05 Por ti é que a poeira movediça A expressão metafórica representa a imensidão ...
Ideal
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Aquela, que eu adoro, não é feita O pronome «Aquela» aponta para uma figura feminina indeterminada. O verbo «adoro» revela a intensidade da idealização. 02 De lírios nem de rosas purpurinas , A negação afasta a figura amada das imagens convencionais de beleza floral e sensual. 03 Não tem as formas lânguidas , divinas A repetição de «Não» reforça que o Ideal não se define por atributos físicos ou por uma beleza visível. 04 Da antiga Vénus de cintura estreita... A referência a Vénus, deusa da beleza e do amor, rejeita o modelo clássico de beleza corporal. 05 Não é a Circe , cuja mão suspeita A alusão mitológica a Circe afasta o Ideal da sedução enganadora e da manipulação. 06 Compõe filtros mortais entre ruínas, Os «filtros mortais» evo...
Na Mão de Deus
01 · Análise ↗ 02 · Sistematização ↗ 03 · Ideia-chave ↗ 01 - ANÁLISE Leitura integral do soneto Seleciona um verso para ver a sua interpretação. As palavras sublinhadas abrem diretamente o glossário. Texto integral · Antero de Quental 01 Na mão de Deus, na sua mão direita, A expressão «mão de Deus» introduz uma imagem de acolhimento e proteção. A referência à mão direita pode sugerir um lugar privilegiado de segurança e amparo. 02 Descansou afinal meu coração. O coração, símbolo da vida afetiva do sujeito poético, encontra finalmente repouso. O advérbio «afinal» sugere um percurso anterior de inquietação. 03 Do palácio encantado da Ilusão O «palácio encantado da Ilusão» representa os ideais e as expectativas que antes fascinavam o sujeito poético. A maiúscula confere valor simbólico à Ilusão. 04 Desci a passo e passo a escada estreita. A descida gradual da «escada estreita» simboliza o abandono progressivo das ilusões e ...

Comentários
Enviar um comentário